0
  • galatium

Broca de 3 pontas para madeira


Resumo: Este texto tem como objetivo explicar as principais características das brocas para madeiras conhecidas por brocas de 3 pontas.

Introdução:

Apesar de terem formas semelhantes e com a função em comum de furar, as brocas não são iguais. De fato é muito comum usar brocas para metal em madeira, mas as brocas para madeira possuem um diferencial, deixar o corte mais limpo e mais bem acabado. Broca Aço Rápido ou HSS (High Speed Steel)


É o tipo mais comum de ser encontrado em casas e lojas de ferramentas, muitas vezes ficam expostas sobre o balcão e tem um custo acessível.

Fabricadas com liga composta de vários metais, sendo o tungstênio o elemento principal, essa broca oferece alta robustez, já que o tungstênio possui o mais alto ponto de fusão entre os metais seguido da segunda maior densidade (cerca de 1.7 vezes que a do chumbo).

A Liga de aço é composta por 0,67 a 1,3% C, 5 a 12% Co, 3,75 a 4,5% Cr , 0,3% Mn, 4 a 9% Mo , 2 a 20% W, 1 a 5% V e apropriado tratamento térmico.


Geometria

As pontas das brocas de aço rápido podem ter diferentes ângulos, sendo o mais comum 59 graus em relação ao eixo central.



Mecânica do furo Apesar de ser desenvolvida para furos em metais, a broca de aço rápido pode ser aplicada também em madeiras. Porém, por possuir o formado piramidal na ponta, o furo é realizado do centro para a extremidade da broca, o que pode não resultar num acabamento perfeito no contorno do furo em madeiras.

Diferente do metal, as madeiras são compostas de fibras e mesmo as brocas mais afiadas podem deixar rebarbas na circunferência do furo.




Broca de 3 pontas para madeira

Geometria


Projetada para ser usada apenas em madeira, como o próprio nome diz, essa broca pode ser facilmente reconhecida pelas 3 pontas: uma ponta afiada no centro e duas nas extremidades.

Mecânica do furo

A ponta do centro é a primeira a tocar a madeira, e tem como finalidade manter a bronca sempre centralizada. Como mencionado anteriormente, as fibras da madeira tendem a “roubar” a broca tirando-a do prumo. Por esse motivo a ponta central afiada faz o papel de guia.

Já as pontas laterais tocam a madeira logo em seguida, fazendo o corte das fibras da madeira na circunferência do furo. Conforme a broca entra na madeira ocorre a remoção do material pelas lâminas internas, sempre de fora para dentro.

Furo é realizado de fora para o centro



Clique aqui para fazer o Download deste artigo em PDF


Referências Bibliográficas:

http://www.michigandrill.com/tech/twist_drills/point_grinding.phphttps://pt.wikipedia.org/wiki/A%C3%A7o_r%C3%A1pidohttps://en.wikipedia.org/wiki/Drill_bit Tags: Brocas de 3 pontas, brocas aço rápido, brocas para madeira, brocas HSS

0 visualização

© 2019 por Marcenaria Amadora. Criado por Galatium.com.br

FAQ   |   Envio e Devoluções   |   Política de armazenamento  |   Formas de pagamentos

Logo Marcenaria Amadora Horizontal-02.pn