Esquadro Azul Empire level

marcenaria-amadora-artigos-esquadro-azul-empire-level-capa

Texto por Rodrigo Pioto

Resumo: Este artigo aborda as principais características dos instrumentos de medição fabricados pela empresa americana Empire level e suas características com foco no esquadro modelo e2992.

O esquadro e2992 de 7” é produzido pela empresa Americana Empire level. Essa empresa foi fundada em 1919 e desde então tem fabricado equipamentos de medição como níveis e esquadros de alta qualidade para construção civil e marcenaria.

O principal apelo comercial desse instrumento de medição é que ele pertence a categoria True Blue da Empire.

TrueBlue

Em 2004 a empresa lançou uma linha exclusiva de produtos chamada TrueBlue (Verdadeiro Azul).

Os produtos dessa linha são reconhecidos no mundo inteiro pela sua resistência e durabilidade.

Abaixo algumas características dos produtos True Blue:

– Precisão aeroespacial – possuem precisão de 0.005” (0.5 milésimos de polegada) o que seria preciso o bastante para lançar um projétil da terra até a lua

– Durabilidade de aviação – Construídos com alumínio 6061, o mesmo usado em aviões, ele é durável e resistente a corrosão. Além de receber um banho de óxido através da anodização resultando num filme de proteção e nessa maravilhosa cor azul

– Garantia por toda a vida – A empresa oferece uma garantia diferenciada contra defeitos de fabricação. Se o produto apresentar qualquer anormalidade, a Empire troca o produto danificado por um novo independente do tempo de uso. A garantia é recusada apenas se a peça estiver torta.

O esquadro e2992 além de ser um instrumento muito bonito ele é muito prático de se trabalhar. O seu acabamento com banho de óxido faz com que ele deslize facilmente sobre as peças de madeira. O instrumento também possui uma espessura maior do que os demais esquadros facilitando o esquadrejamento das peças.

Devido a sua espessura também, é possível usá-lo como guia para cortes combinando o instrumento com uma máquina de corte.

Desvantagem: a única desvantagem que esse esquadro possui é a sua escala em polegadas, o que dificulta o trabalho de medição para quem trabalha com o sistema métrico.

Assista o vídeo para saber mais sobre esse esquadro:

Comercialização: Pela Empire ser uma empresa americana, dificilmente seus produtos são encontrados fora do território americano.

Curiosidades:

No filme Homem de Ferro 2 Tony Stark usa um nível da Empire para nivelar um reator nuclear no porão da sua casa.

Vídeo: Empire Level e70 Featured In “Iron Man 2”

Referências Bibliográficas:

http://www.empirelevel.com

Se você gostou do conteúdo, compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Faça parte da nossa lista de e-mails!