0
  • galatium

Qual a diferença entre Verniz e Stain?

Resumo: Este artigo destaca as principais características dos dois produtos mais utilizados para acabamentos em madeira, além resumir as suas semelhanças e diferenças.


Introdução: Uma das grandes dúvidas que existem na hora do acabamento é sobre qual produto usar. O verniz e o Stain são usados para esse fim, mas cada um possui um tipo de proteção diferente que pode ser melhor empregada quando melhor entendida.



Verniz


Talvez um dos acabamentos mais utilizados por nós marceneiros.


Esse produto é conhecido também por criar um acabamento de poro fechado, pois após a sua aplicação surge uma película de proteção sobre a madeira.


Atualmente existem vernizes a base de água ou solvente, sendo que este último requer diluição para ser aplicado, que pode ser feito com pincel, rolo ou pistola.


Uma outra características do verniz, é que ele pode ser encontrado em 3 tipos diferentes: fosco (sem brilho algum), acetinado (levemente brilhante), e brilhante ou alto brilho. Existem algumas variações que além do brilho, permitem alterar a cor da madeira, podendo ser empregados para tingimento.



Recomenda-se ler bem as instruções antes de usar o produto, pois fatores como diluição, tempo de cura, alterações de coloração, etc podem variar de fabricante para fabricante.


Há vernizes destinados para ambientes externos e alguns contam com filtro solar para minimizar o efeito de desbotar da madeira. A manutenção é uma das desvantagens do verniz em ambientes externos, pois requer lixamento para reaplicação, o que demanda muito esforço principalmente se for um uma grande área como decks de piscina.



Stain


Diferente do verniz e da seladora, o stain é um produto impregnate de poros abertos. Após a aplicação o stain penetra alguns milímetros na madeira fazendo assim o seu selamento.


A vantagem do stain sobre o verniz é a sua manutenção, pois ele pode ser reaplicado por cima da camada antiga sem simples lixamento, apenas uma limpeza para remover partículas de pó e outras é o suficiente. Outro ponto é que o stain não descasca, mas pode desbotar ao passar do tempo.


Existem algumas marcas que oferecem diferentes tipos de tonalidades o que permite o seu uso para tingimentos leves da madeira.


Uma das maiores dúvidas que existe sobre esse produto é sobre a possibilidade de aplicação sobre tintas. Por ser um produto impregnaste ele não pode ser aplicado sob ou sobre nenhum outro acabamento, pois se houver tinta por exemplo, o stain não cumpre seu papel impregnando e selando a madeira.




Em função das suas características ele é mais empregado em ambientes externos, mas nada impede de ser usado em ambientes internos.


Confira o vídeo explicativo:



Clique aqui para fazer o Download deste artigo em PDF

0 visualização

© 2019 por Marcenaria Amadora. Criado por Galatium.com.br

FAQ   |   Envio e Devoluções   |   Política de armazenamento  |   Formas de pagamentos

Logo Marcenaria Amadora Horizontal-02.pn