Serra de Fita ou Tico-tico de bancada, qual comprar?

marcenaria-amadora-artigos-serra-de-fita-ou-tico-tico-de-bancada-qual-comprar-capa

Texto por Rodrigo Pioto

Resumo: Este artigo aborda as principais características da Serra de fita e da Serra tico-tico de bancada bem como suas semelhanças e diferenças no que se referem as suas aplicações para a atividade amadora com madeira. O objetivo é esclarecer algumas dúvidas para aqueles que planejam comprar uma dessas duas máquinas.

Uma das grandes dúvidas que surge quando se pretende comprar uma dessas duas máquina é: elas realizam o mesmo trabalho?

Pode-se afirmar com toda certeza que são máquinas diferentes, mas ambas podem ser utilizadas para alguns trabalhos em comum em alguns casos.

Serra de Fita – Bandsaw

Possui esse nome porque a sua lâmina tem a forma de uma fita contínua que é guiada por 2 ou mais rodas que giram sempre no mesmo sentido.

Essa máquina é amplamente usada numa oficina de marcenaria pela sua capacidade de realizar cortes curvos e também em madeiras com grandes espessuras, o que pode ser difícil de se operar numa máquina com lâmina circular.

A espessura da lâmina também determina o raio que a máquina pode cortar (cortes curvos)

Serra Tico Tico – Scrollsaw

Trata-se de uma máquina de porte não muito grande que foi desenvolvida para trabalhos mais delicados. Sua lâmina possui um tamanho não muito grande, pois geralmente tem uma espessura fina para realizar cortes acentuados.

Diferente da serra de fita que tem um único sentido de corte, a serra tico-tico possui um mecanismo que faz um ”vai e vem”, parecido com uma máquina de costura. Num sentido a lâmina abaixa realizando o corte e pressionando a madeira contra a mesa (1) e no recuo a lâmina retorna na sua posição normal gerando um certo alívio na madeira (2)

Lâminas

Qual a máquina ideal?

Para usar a máquina apropriada para o corte, deve-se analisar esse grupo de características antes da escolha:

1. Espessura e dureza da madeira

2. Necessidade de cortes internos

3. Ângulos de cortes (acentuados ou menos acentuados)

Em resumo, a serra de fita foi projetada para trabalhos mais pesados, mas possui a limitação de não realizar cortes acentuados nem cortes internos. Já a serra tico-tico destina-se a trabalhos mais leves e delicados, permite cortes acentuados e internos.

Referências Bibliográficas:

http://en.wikipedia.org/wiki/Bandsaw

http://en.wikipedia.org/wiki/Scroll_saw

http://www.starrett.com.br/serrasdefita/como-selecionar-uma-lamina-em-5-etapas.html#2

Se você gostou do conteúdo, compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Faça parte da nossa lista de e-mails!