0
  • galatium

Tipos de Compensado

Atualizado: 3 de Mai de 2019

Resumo: Este artigo apresenta um resumo sobre o processo de fabricação de compensados e os tipos disponíveis no mercado


Introdução:

Ao contrário do que alguns imaginam, o compensado é um tipo de material que apresenta uma boa resistência em diversas aplicações. Descobrimentos históricos apontam que um tipo de compensado foi descoberto e datado com 3000 a.c no Egito.



O compensado, diferente da madeira comum, é construído para oferecer uma maior resistência resistência ao rachamento, ao encolhimento, à torção, e ao seu alto nível de força. Esse material possui essas propriedades mecânicas, graças ao seu método de construção que é baseado na colagem de finas camadas de madeira, uma sobre a outra, sendo que o sentido das fibras da madeira são perpendiculares quando sobrepostas. Para oferecer uma simetria de forças e não ocasionar o empenamento, as lâminas possuem número impar.



Processo de fabricação do compensado



1. Extração da tora de madeira de reflorestamento

2. Processo de cozimento no vapor por +/- 5h para facilitar o processo de laminação

3. Torneamento da tora para retirar finas camadas de madeira

4. Processo de secagem para remover a humildade das lâminas

5. Aplicação de cola nas duas faces da lâmina

6. Montagem do compensando obedecendo o padrão de fibras perpendiculares umas as outras

7. Prensamento das lâminas para cura da cola e formação da chapa compensada

8. Corte da chapa no tamanho comercial

9. Processo de calibração para deixar a chapa na espessura correta

As chapas tem espessura variando entre 3mm x 35mm ou mais, sendo as dimensões mais comuns: 2,10m x 1,60m, 2,20m x 1,10m e 2,44m x 1,22m.


Tipos de compensado


Existem basicamente dois tipos de compensado e o que difere essas duas clases não é a madeira, e sim o tipo de cola/resina utilizada na sua fabricação:


- Resina uréia-formol - aplicada em chapas para uso na industria moveleira

- Resina fenol-formol (fenólica) - aplicada em chapas que necessitam de resistência a água. Essa e a cola resulta o compensado naval.


Tipos de Madeira


Além da cola usada na fabricação do compensado, é necessário escolher também o tipo da madeira empregada na sua confecção. A madeira pode influenciar a aparência, acabamento e qualidade do compensado.



Virola/virolinha: De tonalidade clara, este compensado é indicado na construção de edificações no sistema à seco. A virola é uma madeira tropical, característica da região norte do Brasil, sua característica principal é a ausência de nós no seu aspecto visual, motivo pelo qual ela é utilizada na capa e contra capa do compensado.


​​


Pinus: Diferencia-se do compensado resinado de virola apenas no aspecto externo. Diferente da virola, o pinus, originário da região sul do país, apresenta nós em seu aspecto estético.


​​


Paricá: Espécie brasileira e proveniente de reflorestamento. Tem as mesmas características da madeira em relação à elasticidade e ao peso. Apresenta, porém, maior resistência e homogeneidade, o que permite a fabricação de peças de grandes dimensões.




Samaúma: É uma madeira leve (0,30 a 0,37 g/cm3), de cor esbranquiçada quando fresca, que vai mudando para castanho e cinza quando madura, e possui uma grã regular, fácil de trabalhar.


​​



Cedro: Madeira de resistência moderada ao ataque de organismos xilófago , segundo observações práticas a respeito de sua utilização. Madeira leve, variando do bege-rosado-escuro ou castanho-claro-rosado, mais ou menos intenso, até o castanho avermelhado, textura grossa;grã direta ou ligeiramente ondulada, superfície lustrosa e com reflexo dourados; cheiro característico agradável.



Conclusão:

Recomenda-se avaliar bem a procedência das chapas e garantir que a cola fenólica foi empregada quando oferecerem o compensado naval. Uma forma simples de se avaliar visualmente a chapas é procurar por aberturas (gaps) entre as lâminas quando se olha a chapa pela lateral. Quanto mais aberturas, menor é a qualidade do material.




Clique aqui para fazer o Download deste artigo em PDF


Referências Bibliográficas:


http://pt.wikipedia.org/wiki/Madeira_compensada

http://en.wikipedia.org/wiki/Plywood

http://www.guiadomarceneiro.com/?dir=mad_arq&gdm=compensado_2

http://www.guiadomarceneiro.com/?dir=arti_arq&gdm=surgimento_compensado

http://www.beijaflormadeiras.com.br/#!compensados-laminados/cyj0

https://www.youtube.com/watch?v=5d-4VMYYSHY

0 visualização

© 2019 por Marcenaria Amadora. Criado por Galatium.com.br

FAQ   |   Envio e Devoluções   |   Política de armazenamento  |   Formas de pagamentos

Logo Marcenaria Amadora Horizontal-02.pn