© 2019 por Marcenaria Amadora. Criado por Galatium.com.br

FAQ   |   Envio e Devoluções   |   Política de armazenamento  |   Formas de pagamentos

0

App Marcenaria Amadora >

Baixe o aplicativo Marcenaria Amadora e acesse conteúdos exclusivo e desenhos para download grátis!

Apps-02.png
Apps-03.png

E-book

Quais são as máquinas que preciso comprar para começar minha oficina?
 

Talvez essa seja uma das perguntas que mais recebo no meu canal, por email e também pelo Facebook

 

         Durante muito tempo eu hesitei em abordar esse assunto e sempre respondia com uma frase genérica do tipo “Tudo depende do que você quer fazer”. Com o passar do tempo, comecei a pensar mais sobre esse tema, afinal, se essa pergunta é tão recorrente, ela merece um pouco mais de estudo e as pessoas que acompanham meu trabalho merecem uma resposta mais elaborada da minha parte. De fato, não existe uma fórmula mágica, mas nesse ebook vou compartilhar com vocês como eu montaria minha oficina se eu fosse começar do zero novamente.

 

          Espero que esse texto auxilie as pessoas a darem o primeiro passo e fazerem investimentos mais acertivos comprando aquilo que realmente será útil na sua oficina amadora.

“...como eu montaria minha oficina se eu fosse começar do zero novamente...”

Introdução
 

Alguns já conhecem o meu trabalho amador, e a palavra “amador”  tem um significado muito forte em tudo que você lerá. Não vou comentar aqui sobre máquinas profissionais, afinal sou um amador na arte da marcenaria.

 

           Caso queira saber um pouco mais sobre meu trabalho, acesse o meu canal no YouTube. Nos meus vídeos você encontrará muito mais informações. Ah, e se gostar, não esqueça de se inscrever!

A primeira máquina
 

Existem muitas ferramentas manuais que eu recomendaria pra quem está iniciando, mas imagino que nem todos têm esse objetivo. Afinal, um trabalho com um serrote, um formão ou plaina exigem certo treino e consomem  algumas horas de trabalho.

A 1º máquina, Furadeira

Se você tiver que escolher a primeira máquina elétrica, sem dúvidas alguma eu recomendaria a Furadeira. Bom, a  pergunta que imagino que você tem em mente agora mesmo é, “mas que tipo de furadeira?” Eu lhe responderia a mais completa!   

 
          Você precisará de uma máquina do tipo “faz tudo”, então busque uma máquina que fure madeira, que fure parede, que tenha controle de velocidade e reversão. Uma potência boa seria acima de 550 watts., pois abaixo disso pode haver dificulddes para furar materiais mais duros.

“Eu confesso que sou um apaixonado pelas ferramentas tradicionais, pois os mestres marceneiros fazem os milagres da marcenaria usando essas ferramentas”

A 2º máquina, Serra Tico Tico
 

 Apesar de executarmos mais cortes do que furos de uma forma geral dentro da oficina,  uma serra vem em segundo lugar. Acho mais fácil fazer cortes com um serrote manual do que encontrar um arco de pua (ferramenta  manual para furos)

 

          A serra tico tico pode ser considerada a “máquina mágica” para quem está iniciando. Essa máquina tem um preço razoável, não é tão perigosa, faz cortes curvos e retos também com a ajuda de guias.

 

           Apesar de não ser uma máquina muito precisa, ela atende muito bem a necessidade de um hobbista.

 

         Uma outra vantagem dessa máquina é a capacidade de cortar de outros materiais como metal e para isso basta apenas trocar a lâmina!

A 3º máquina, Lixadeira Treme treme

Lixar é uma das atividades mais ingratas da marcenaria, pois leva tempo, faz sujeira e o trabalho não rende.

 

          Existem vários tipos de lixadeiras disponíveis no mercado, mas eu gosto desse modelo. A máquina não é tão agressiva no lixamento, além de tudo, você pode recortar lixas comuns para prender na base salvando um bom dinheiro. Além de tudo, treme treme é a lixadeira mais comum de se encontrar para venda.

Sobre a 4ª máquina... Tupia laminadora
 

Depois que você conhecer e usar essa máquina será um caminho sem volta!! Todo projeto você vai querer fazer um canto redondo ou um rebaixo. Acredite em mim, um bom acabamento deixa a peça mais elegante valorizando ainda mais o seu trabalho.

 

          A tupia laminadora tem uma potência média de 500 watts, mas não subestime, pois ela vai executar até mesmo alguns trabalhos pesados com tranquilidade.

Oficina

  Com essas 4 máquinas eu   te garanto que você vai fazer belos trabalhos na sua oficina! Note que, com esse conjunto, você será capaz de furar, cortar, lixar e desbastar madeira, ou seja, o básico para um bom projeto de marcenaria.

 

         Se tiver paciência, eu recomendo uma pausa nas compras e mais prática com as máquinas em mãos. Lembre-se, as vezes a qualidade do trabalho não depende apenas de uma boa máquina, mas sim de um marceneiro caprichoso.   

 
A 5º máquina, A Serra Circular Portátil será a quinta máquina

Partindo para a segunda máquina de corte, não há como fugir de uma serra circular. 

 

          A prática com serrotes manuais e a serra Tico Tico vai te trazer mais segurança com máquinas mais rápidas e pesadas. O tipo da madeira, espessura, sentido do corte, etc podem influenciar diretamente na execução do corte propriamente dito.  Por isso é importante toda atenção a esses detalhes.

 

          Antes de executar o trabalho com uma máquina dessas, busque informações sobre como operar a serra, pois essa máquina é uma das mais perigosas numa oficina.

“Apesar de ser uma máquina perigosa, cortes mais precisos requerem uma lâmina mais rígida e mais velocidade no corte” 

 
A 6º máquina, Parafusadeira

Fazer furos e colocar parafusos vai lhe incomodar quando estiver trabalhando com mais frequência. Essa máquininha salva um tempo precioso! 

 

          Assumindo que você já tem uma furadeira, você pode deixar a máquina mais pesada para furar e uma mais leve para parafusar, assim você não precisa ficar alternando broca e bit o tempo todo.  O tipo de máquina, seja ela com fio ou a bateria, é uma questão de opção. As máquinas a bateria são mais caras, mas trazem flexibilide. No entanto, ambas vão realizar o trabalho que você precisa nessa fase.

A 7º máquina, Plaina Elétrica

Eu confesso que não sou muito habilidoso com uma plaina elétrica, mas bons usuários afirmam ser indispensável para alguns projetos. 

 

         Uma lixadeira atende quando há pouco material para remover, mas quando é preciso plainar mesmo, somente as facas da máquina darão conta do recado.

A 8º máquina, Lixadeira Roto Orbital

Com a lixadeira Roto orbital o lixamento será mais agressivo e o trabalho vai render mais. O movimento rotativo trabalha em duas funções ao mesmo tempo, remover material e alisar as fibras 

 

          Essas máquinas possuem um sistema de velcro e as lixas costumam ser um pouco mais caras, mas vale o investimento porque a lixas duram mais.

“O velcro permite a troca da lixa muito rápido, facilitando o lixamento com diferentes grãos.”

 
A 9º máquina, Tupia de Coluna

Vai chegar um momento em que a tupia laminadora não vai conseguir executar o que você precisa. Rebaixos  mais profundos, fresas maiores e mais robustas combinadas aos trabalhos em madeiras mais duras, vão demandar uma máquina mais potente que se resume a uma tupia de coluna

“Essa máquina pode não ser utilizada com muita frequência, mas existem trabalhos que só ela faz”

Finalmente a 10ª máquina... Microretífica
 

Por mais potência que as máquinas podem ter, uma máquina leve e pequena como a micro retífica será muito útil.

 

          Sabe aquele cantinho, aquela borda, aquele ajuste fino? Então, essa máquina vai salvar o seu dia. Para trabalhos pequenos e delicados essa máquina fará diferença.

 

          A microretífica pode cortar, lixar, afiar, e polir com um bom conjunto de acessórios.

Acessórios e outros...

Algumas máquinas vão requerer algo mais, ferramentas de furo como brocas, lâminas para diferentes cortes e fresas para alguns tipos e acabamentos.

 

        Para a oficina você também precisará de grampos para prender as peças e uma estação de trabalho que pode ser uma bancada,  um banco ou uma mesa firme.

       

Ah, não se esqueça também dos itens de segurança como os EPI’s (Equipamentos de proteção individual), como óculos de segurança, máscara contra pó e protetores auriculares para o ruído.

 
Marcas e lojas | Quais as melhores marcas do mercado?

Este é um assunto bem polêmico, afinal existem dezenas de marcas a nossa disposição. 

 

          Preço, durabilidade e precisão são os 3 pilares que sempre procuro para as minhas máquinas.  Uma ponto que pude notar também, é que nem sempre uma marca tem as melhores máquinas em todos os seguimentos. Uma pode ser lider em serras e outra em plainas por exemplo.

 

           Confesso que já me aventurei também por marcas desconhecidas, tive alegrias e tristesas.

          Enfim, procure participar de fóruns, assistir canais no youtube e perguntar para os usuários o que eles acham sobre as máquinas que estão usando. 

Finalmente a 10ª máquina... Microretífica

Por mais potência que as máquinas podem ter, uma máquina leve e pequena como a micro retífica será muito útil.

 

          Sabe aquele cantinho, aquela borda, aquele ajuste fino? Então, essa máquina vai salvar o seu dia. Para trabalhos pequenos e delicados essa máquina fará diferença.

 

          A microretífica pode cortar, lixar, afiar, e polir com um bom conjunto de acessórios.

"Pequise muito, não só preço, mas também a reputação da loja. O que menos queremos ter, é dor de cabeça com uma compra”

O que achou da leitura?
 

 Este trabalho preparei com muita dedicação para todos vocês. Deixei um pouco de lado as especificações técnicas, afinal, o objetivo aqui é o de dar uma luz para aqueles que estão iniciando ou que possuem dúvidas sobre qual caminho trilhar.

 

          Tentei ao máximo caprichar nas ilustrações e na apresentação do conteúdo para não ficar uma leitura muito pesada.


           Novamente reforço o convite para se inscreverem no canal, além dos projetos de construção de peças, há outros quadros como Máquinas Amadoras com grande foco na funcionalidade das máquinas que tenho e outros como Dicas Amadoras

          Na minha página na web você também pode encontrar Artigos e Planos de Corte GRÁTIS para facilitar o seu trabalho.  Agradeço pela atenção e se vocês gostarem, outros ebooks como esse serão escitos.

Logo Marcenaria Amadora Horizontal-02.pn